sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Alienista - Personagens

Personagens

Dr. Simão Bacamarte - é o protagonista da estória. A ciência era o seu universo – o seu "emprego único", como diz. "Homem de Ciência, e só de Ciência, nada o consternava fora da Ciência" (p. 189). Representa bem a caricatura do depotismo cientificista do século XIX (como está no próprio sobrenome). Acabou se tornando vítima de suas próprias idéias, recolhendo-se à Casa Verde por se considerar o único cérebro bem organizado de Itaguaí.

D. Evarista - é a eleita do Dr. Bacamarte para consorte de suas glórias científicas. Embora não fosse "bonita nem simpática", o doutor a escolheu para esposa porque ela "reuni condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem", estando apta para dar-lhes filhos robustos, são e inteligentes". Chegou a ser recolhida à Casa Verde, certa vez, por manifestar algum desequilíbrio mental.

Crispim Soares - era o boticário. Muito amigo do Dr. Bacamarte e grande admirador de sua obra humanitária. Também passou pela Casa Verde, pois não soube "ser prudente em tempos de revolução", aderindo, momentaneamente, à causa do barbeiro.

Padre Lopes - era o vigário local. Homem de muitas virtudes, foi recolhido também à Casa Verde por isso mesmo. Depois foi posto em liberdade porque sua reverendíssima se saiu muito bem numa tradução de grego e hebraico, embora não soubesse nada dessas línguas. Foi considerado normal apesar da aureola de santo.

Porfírio, o barbeiro - sua participação no conto é das mais importantes, posto que representa a caricatura política na satírica machadiana. Representa bem a ambição de poder, quando lidera a rebelião que depôs o governo legal. Foi preso na Casa Verde duas vezes; primeiro, por Ter liderado a rebelião; segundo, porque se negou a participar de uma Segunda revolução: "preso por Ter cão, preso por não Ter cão" (pág 229).

Outros figurantes aparecem no conto. Cada um representando anomalias e possíveis virtudes do ser humano. Há loucos de todos os tipos no livro. Daí a presença de tanta gente...

29 comentários:

  1. Muito bom seu rápido comentário sobre os principais personagens. Me ajudou muito em meu trabalho, obrigada !

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Gomenasai blog childe, mas, o certo é "Arigatou Gozaimasu" ou em japonês "ありがとう ございます"
      Não quis ofender, só quis lhe disser como é obrigado em japonês,certo?

      Excluir
    2. eduardo eiji:
      Não quis ofender, só quis lhe disser como é obrigado em japonês,certo?
      o certo é, só quis lhe 'dizer'.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Isso sim é uma obra de loucura segundo o livro "O alpinista "

      Excluir
  3. Nossa mutio obrigadooo... tava precisando urgenteee disso.... era bem o que eu precisava.. vlw :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também , tenho prova terça feira sobre esse livro , só que pelo o que eu li no livro tem mais personagens , ou eu estou enganada ?

      Excluir
    2. Letícia Gomes o livro tem sim só que esses são os principais!

      Excluir
  4. Consegui fazer o trabalho tranquila!

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado , ajudou muitooo na atividade da minha filha
    S2

    ResponderExcluir
  6. alguem sabe do personagem Mateus as características dele tudo sobre ele?

    ResponderExcluir
  7. QUANTO AO PADRE LOPES, ME PARECE QUE ELE SE SAIU BEM, E FOI SOLTO, POR TER ASSUMIDO FAZER ALGO QUE ELE NÃO TINHA NOÇÃO DE COMO FAZER. Não entendi que ele tenha feito bem a tradução. Outros tinham. Vale a pena a releitura! Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Ajudou muito a minha filha no trabalho de escola

    ResponderExcluir
  9. Espero que esse resumo de personagem principal mim ajude

    ResponderExcluir
  10. muito bom o seu trabalho,so faltou joao pina

    ResponderExcluir